
A Aquirio se tornou oficialmente, a partir de fevereiro de 2025, um dos fornecedores de alimentação escolar do município de Magé – RJ, através do PNAE e com o apoio da FIPERJ (Fundação Instituição de Pesca do Estado do Rio de Janeiro).
O PNAE é um programa do governo brasileiro que fornece alimentação a alunos da educação básica, sendo um dos mais antigos programas de segurança alimentar e nutricional do país.
Estamos replicando abaixo as duas notícias que foram postadas no site da FIPERJ.
Segue abaixo o link das matérias originais:
https://www.rj.gov.br/fiperj/index.php/node/655
https://www.rj.gov.br/fiperj/index.php/node/658
AQUIRIO participa do fornecimento de pescado para alimentação escolar em Magé
No dia 12 de dezembro, a Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais do Rio de Janeiro (AQUIRIO), sediada em Magé, foi habilitada para fornecer 6.000 kg mensais de filé de tilápia para a alimentação escolar do município. A participação foi viabilizada pelo edital público da Prefeitura de Magé, em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Lei Federal n° 11.947/2009.
Essa conquista foi possível graças ao apoio da FIPERJ, por meio dos Escritórios Regionais Metropolitano II e IV, que auxiliaram os produtores no processo de regularização, emissão de CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) e organização documental.
A iniciativa beneficia a agricultura familiar, promovendo sustentabilidade, fortalecimento da cadeia produtiva e perspectivas de melhor renda para os pescadores e aquicultores associados, além de estimular a sucessão rural e a qualidade de vida nas comunidades.


Aquicultores e pescadores artesanais avançam no processo de adesão ao PNAE
Nesta quinta-feira (19), os senhores Alexandre Inácio e Michel Theóphilo, presidentes da Associação dos Aquicultores e Agricultores Familiares do Estado do Rio de Janeiro (AQUIRIO) e da Associação Livre de Pescadores Artesanais de Guia de Pacobaíba (ALPAGP), respectivamente, estiveram presentes na Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Magé para dar continuidade ao processo de adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
De acordo com a chamada pública, esta etapa consistiu na conferência da documentação das entidades interessadas, incluindo o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Tanto a AQUIRIO quanto a ALPAGP contaram com o apoio técnico dos extensionistas dos Escritórios Regionais Metropolitano II (Duque de Caxias) e IV (Maricá) da FIPERJ, que auxiliaram na emissão dos CAFs Pessoa Física para aquicultores e pescadores artesanais, bem como dos CAFs Jurídicos de ambas as associações. Este suporte foi fundamental para viabilizar a participação no PNAE.
Na presente data, as entidades tiveram sua aprovação formalizada no processo, e a assinatura do contrato para fornecimento do pescado está prevista para ocorrer em breve. Com isso, a partir de 2025, as comunidades aquícolas e pesqueiras de Magé poderão contribuir para o consumo de peixes nas escolas da rede municipal. Essa iniciativa assegura geração de renda, promoção da saúde, fortalecimento das cadeias produtivas locais e o acesso a uma importante política pública de incentivo ao fornecimento de pescado para a alimentação escolar.
FIPERJ – Fortalecendo a aquicultura e pesca no Estado do Rio de Janeiro